USO E EFETIVIDADE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DA PRODUÇÃO E DO TRABALHO: UM SURVEY DA INDÚSTRIA BRASILEIRA

Autores

  • Adriano de Lemos Alves Peixoto Universidade Federal da Bahia – Salvador, BA / Brasil
  • Antônio Virgílio Bittercourt Bastos Universidade Federal da Bahia - BA / Brasil

Palavras-chave:

Práticas de gestão do trabalho e da produção, adoção de práticas de gestão, organização do trabalho, organização da produção, efetividade de práticas de gestão.

Resumo

O trabalho buscou caracterizar a adoção, a intensidade do uso, a efetividade e as perspectivasde uso futuro de um conjunto de doze práticas de gestão do trabalho e da produção:Reengenharia de Processos, Terceirização, Parceria na Cadeia de Suprimentos, Cultura deAprendizagem, Empowerment, Trabalho em Equipe, Manutenção Produtiva Total,Engenharia Simultânea, Tecnologia Integrada por Computador, Célula de Produção, ProduçãoJust-in-time  e Gestão da Qualidade Total. Para tanto, foi realizado um survey por meio deentrevistas telefônicas com diretores ou gerentes de produção de 220 empresas industriaiscom mais de 150 empregados, localizadas em todo o território nacional. Os resultadosapontam o uso amplamente difundido do conjunto antes referido de práticas, que foramintroduzidas, sobretudo, a partir da última década do século XX e que são avaliadas pelosgestores de forma bastante positiva, em função dos impactos positivos gerados em termos dequalidade, custos e velocidade de resposta. A pesquisa traça um panorama geral da utilizaçãodessas práticas, fornecendo elementos para estudos intensivos que possam aprofundar acompreensão sobre causas e efeitos dos resultados encontrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano de Lemos Alves Peixoto, Universidade Federal da Bahia – Salvador, BA / Brasil

Antônio Virgílio Bittercourt Bastos, Universidade Federal da Bahia - BA / Brasil

Downloads

Publicado

2012-08-01

Como Citar

de Lemos Alves Peixoto, A., & Bittercourt Bastos, A. V. (2012). USO E EFETIVIDADE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DA PRODUÇÃO E DO TRABALHO: UM SURVEY DA INDÚSTRIA BRASILEIRA. Revista Eletrônica De Administração, 18(2), 372–399. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38394