INSERÇÃO DE PESQUISADORES ENTRANTES NA ÁREA DE ESTRATÉGIA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE AUTORIA E TEMAS ESTUDADOS NO PERÍODO DE 1997-2010

Autores

  • Silvana Anita Walter Universidade Regional de Blumenau - Blumenau, SC/Brasil
  • Tatiana Marceda Bach Universidade Regional de Blumenau - Blumenau, SC/Brasil

Palavras-chave:

Autores Entrantes, Categorias de Produção e Continuidade, Estudo Bibliométrico e Sociométrico.

Resumo

Este artigo buscou analisar o papel desempenhado pelos novos autores no desenvolvimento da produção científica brasileira na área de estratégia. Realizou-se um estudo bibliométrico e sociométrico de estudos publicados no período de 1997-2010, o que permite verificar a estrutura de cooperação entre autores e instituições, bem como classificar os autores de acordo com a regularidade e a distribuição de suas publicações ao longo do tempo. Compuseram a amostra 1.459 artigos: 1.002 da área de estratégia do EnANPAD e 457 do 3Es. Classificaram-se os autores em continuantes, transientes, entrantes, one-timers e retirantes. Realizou-se a análise de redes sociais no tocante a coautorias. Também se utilizou a análise de conteúdo temática dos temas dos estudos envolvendo autores entrantes. Observou-se que a categoria de entrantes apresenta o segundo menor número de autores e que tem o menor número de artigos publicados. Há também autores com 6 e 7 artigos publicados em 3 anos, o que representa um índice de produtividade elevado levando em consideração o período. Mais preocupante é o fato de o número de autores entrantes se apresentar menor que o de retirantes, o que indica que a área está diminuindo em número de pesquisadores. Todavia, o observado de que os entrantes estão se relacionando mais com one-timers pode indicar que parte destes também poderá ser considerada como entrantes nos próximos anos. Alguns autores entrantes apresentaram centralidade em suas redes, estipulando ponte entre autores de outras categorias. Isso demonstra que esses autores podem obter vantagem competitiva em suas redes pelo acesso às informações e agenciamento de contato entre os diferentes grupos (BURT, 1992), assim como corrobora o maior grau de inovação que pode existir nessas redes (GRANOVETTER, 1973). Observou-se um grau elevado de centralidade, um índice maior de homogeneidade do que de heterogeneidade e a existência de grupos coesos nas redes de cooperação envolvendo entrantes, apesar de pequenos e característicos de redes do tipo small worlds. Destaca-se também que os temas mais estudados pelos entrantes são internacionalização e desempenho organizacional. Acredita-se que este estudo possa contribuir para o desenvolvimento da área da produção científica em estratégia do Brasil por mensurar aspectos importantes de sua configuração, como a realização de associações entre pesquisadores de diferentes categorias de produção e de continuidade, principalmente no tocante à inserção de novos pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Anita Walter, Universidade Regional de Blumenau - Blumenau, SC/Brasil

Tatiana Marceda Bach, Universidade Regional de Blumenau - Blumenau, SC/Brasil

Downloads

Publicado

2013-04-01

Como Citar

Walter, S. A., & Marceda Bach, T. (2013). INSERÇÃO DE PESQUISADORES ENTRANTES NA ÁREA DE ESTRATÉGIA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE AUTORIA E TEMAS ESTUDADOS NO PERÍODO DE 1997-2010. Revista Eletrônica De Administração, 19(1), 165–191. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/37916