Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de Administração

Autores

Palavras-chave:

Produtivismo Acadêmico, Trabalho Docente, Educação Superior.

Resumo

O produtivismo acadêmico é uma prática que vem impactando de forma nociva a pesquisa científica ao longo dos últimos anos, sendo visto como uma anomalia, em que o pesquisador é praticamente obrigado – de forma normativa e institucional – a ter um determinado número de produção científica para se manter dentro dos programas de pós-graduação. O objetivo deste artigo é identificar como o grau de imersão em processos sociais de influência pode aumentar o produtivismo acadêmico em pesquisadores da área de Administração. A pesquisa tem natureza qualitativa e quantitativa, pois, durante sua realização, foram extraídos dados da Plataforma Lattes e também dados oriundos de entrevistas com pesquisadores que fazem parte dos programas de pós-graduação que possuem nota de 5 a 7 na avaliação CAPES. Observou-se que os programas que possuem alta produção de artigos influenciam os seus pesquisadores a terem uma produção compatível com a do programa. Os resultados da pesquisa confirmam a ideia proposta pela teoria da influência social, pois os pesquisadores estão interessados em publicar somente como primeiros autores, sendo essa autoria dada através da consolidação da rede com os mesmos coautores e, muitas das vezes, de forma indevida. Por fim, recomenda-se que para futuras pesquisas seja analisado como a influência social é exercida sobre os orientandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ely Severiano Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Mestre em Administração (PPGA/Unigranrio) e Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecologico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Diego de Oliveira da Cunha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).

Doutorando em Engenharia de Produção (Cefet RJ), Mestre em Administração  (PPGA/Unigranrio) e Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecologico do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT).

Deborah Moraes Zouain, Universidade do Grande Rio (PPGA/Unigranrio)

Doutora em Engenharia de Produção (UFRJ), Mestre em Educação (UFRJ) e Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade do Grande Rio (PPGA/Unigranrio).

Clayton Pereira Gonçalves, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Doutor e Mestre em Administração (PPGA/Unigranrio) e Professor do Magistério Superior da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

Severiano Junior, E., de Oliveira da Cunha, D., Moraes Zouain, D., & Pereira Gonçalves, C. (2021). Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de Administração. Revista Eletrônica De Administração, 27(2), 343–374. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103796

Edição

Seção

Artigos