Métodos biográficos para a pesquisa em Administração: princípios, potencialidades, práticas e desafios

Autores

  • Fabiana Pimentel Santos Escola de Administração UFBA
  • Eduardo Paes Barreto Davel Escola de Administração UFBA

Palavras-chave:

Método biográfico. Metodologia de pesquisa. Pesquisa qualitativa. Administração.

Resumo

As potencialidades dos métodos biográficos são consideráveis para a Administração, apesar do conhecimento atual sobre esses métodos ainda aparecer disperso e fragmentado quanto às abordagens, definições, conceitos e práticas de uso. O objetivo deste artigo é integrar contribuições de vários campos disciplinares – incluindo a Administração – para sistematizar conhecimentos acerca dos princípios, potencialidades, práticas e desafios dos métodos biográficos. A pesquisa é baseada em uma revisão sistemática das publicações voltadas para os métodos biográficos, a partir de uma inclusão de suas várias terminologias (e.g. história oral, história de vida, autobiografia, narrativa de prática). Os resultados da pesquisa buscam contribuir com o avanço do conhecimento na área de metodologia de pesquisa em Administração, ao integrar, atualizar e discutir conhecimentos sobre os métodos biográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pimentel Santos, Escola de Administração UFBA

Doutoranda do Núcleo de Pós-graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social pelo Programa Multidisciplinar em Gestão e Desenvolvimento Social da Escola de Administração da UFBA/ CIAGS. Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador - (2000). Especializada em Gestão Cultural pela Universitat Ramon Llull de Barcelona (2005) e em Cinema também pela UCSal (2008). Atua como produtora cultural desde 1998 e possui experiência na área de Artes, com ênfase em Produção e Gestão Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: produção executiva, comunicação cultural, coordenação de editais, análise técnica de projetos culturais e assessoramento técnico. Atualmente é Diretora Executiva da Orquestra Sinfônica da Bahia.

Eduardo Paes Barreto Davel, Escola de Administração UFBA

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA). Pós-doutorado em Administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Ph.D. em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montreal (Canadá). Pesquisador visitante na Graduate Faculty of Political and Social Science da New School for Social Research (New York, EUA). Editor da RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Pesquisa e publica sobre empreendedorismo cultural, gestão do processo criativo, ensino, metodologia, aprendizagem, cultura e estética nas organizações.

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

Santos, F. P., & Davel, E. P. B. (2021). Métodos biográficos para a pesquisa em Administração: princípios, potencialidades, práticas e desafios. Revista Eletrônica De Administração, 27(2), 430–461. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103048

Edição

Seção

Artigos