A REAd publica ensaios e trabalhos teórico-empíricos das diversas áreas da Administração. Acolhemos trabalhos das diversas vertentes onto-epistemológicas, com alta consistência teórica e rigor metodológico (quando for o caso). Embora a REAd inclua contribuições para a prática da Administração, ela é uma revista orientada à comunidade acadêmica. Por isso, não são aceitos trabalhos que se restrinjam à aplicação de modelos e tecnologias gerenciais. As contribuições submetidas à avaliação devem ser inéditas (em qualquer idioma) e não devem estar sob consideração em outro periódico. O texto não pode conter qualquer informação sobre os autores, comentários de revisão ou outra forma de identificação de autoria na submissão e rodadas de revisões. Além disso, precisa estar livre de plágio ou autoplágio.

Editorial

Dossiê

ARTIGOS – ensaios ou estudos teórico-empíricos.

O(s) autor(es) deve(m) estar cientes que:

Autores ou co-autores com artigos em processo de avaliação somente poderão submeter outro trabalho após 12 meses da data da última submissão.

O trabalho será publicado apenas quando autores ou coautores não tiverem publicado outro trabalho no mesmo ano.

O trabalho de autores ou coautores de uma mesma instituição e uma mesma localidade será publicado se a quantidade de trabalhos publicados em um ano com autores e coautores nessas condições não exceder 20% do total de modo a não configurar concentração.

O trabalho com autores ou coautores do Conselho Editorial e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul será publicado apenas se a quantidade de trabalhos publicados em um ano com autores e coautores nessas condições não exceder 20% do total.

Não pode haver autoria ou coautoria de membros da equipe editorial executiva, incluindo editores de números especiais.

Ao ser submetido, o artigo passa por Desk Review, podendo ser recusado de imediato ou encaminhado para o processo de avaliação.

Caso o artigo passe pelo desk review, será designado sem identificação dos autores, de maneira a permitir a “avaliação cega” para no mínimo 2 (dois) avaliadores com domínio sobre o conteúdo do tema (“avaliação por pares”).

Artigos em processo de avaliação que receberem um primeiro parecer rejeitando serão reavaliados pelo editor e/ou editor associado que, com base no parecer e no próprio artigo, poderão decidir pela rejeição do artigo.

Ao ser avaliado, o texto pode receber críticas e sugestões em várias rodadas de revisão. Ao final desse processo, o texto ainda pode ser recusado ou ser aceito para publicação.

RESENHAS

Podem ser propostas resenhas para os seguintes tipos de documentos:

• livros – clássicos ou publicações recentes, que não devem exceder 8 páginas; se o artigo de revisão se referir a um conjunto de obras articuladas por um tema comum poderá chegar ao máximo de 20 páginas.
  • filmes – desde que fique clara a conexão com o tema da revista e que encoraje reflexões, sem exceder 8 páginas; se o artigo de revisão se referir a um conjunto de filmes articulados por um tema comum poderá chegar ao máximo de 20 páginas.
  • sítios e outros formatos da internet - cobrindo desde análises críticas a informações sobre trocas relevantes em redes sociais, não deve exceder 15 páginas.
  • eventos – desde eventos acadêmicos a ações militantes nas ruas, de preferência relatos originais mas, em casos de particular relevância também serão consideradas revisões reflexivas da cobertura da mídia, não deve exceder 20 páginas.

ENTREVISTAS

Esta seção aceita escritos que explorem temas em um formato dialógico, menos estruturados que os anteriores. Permite o exame de temas e ideias de posições políticas e epistemológicas alternativas ou ainda em produção. Não há limite de páginas. No entanto,a Editoria reserva-se o direito de sugerir revisões em caso de material excessivamente extenso.

Debate

O processo de avaliação da REAd é totalmente anônimo e por pares. Os avaliadores são professores doutores de diversas instituições.

Os trabalhos passam por uma pré-avaliação da editoria (desk review) e, se aceitos, são enviados aos avaliadores, de forma anônima (blind review).

Nesta etapa, a existência de uma avaliação pela rejeição é considerada suficiente para a decisão editorial.

As submissões podem ser em português, espanhol ou inglês. O trabalho completo será publicado na língua em que for submetido.

O trabalho deve observar as normas da ABNT utilizadas pela revista e os parâmetros estabelecidos nas Diretrizes para Autores.

A REAd tem periodicidade quadrimestral, com exceção de números temáticos especiais.

Esta revista oferece acesso livre (open access) imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Formulários e documentos para Autores

Juntamente com o artigo o autor deve enviar Declaração de Originalidade

Caso o artigo seja aprovado para publicação o primeiro autor deverá enviar:

Ética de Publicação e Declaração de Malversação

Ética de Publicação e Declaração de Malversação / Publication Ethics and Malpractice Statement

Trabalhamos em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos.

Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.