Percepção Ambiental da Comunidade Escolar Municipal sobre a Floresta Nacional de Canela, RS
Resumo
A Floresta Nacional de Canela (FLONA/Canela) está localizada próxima aos centros urbanos de Canela e Gramado. A efetividade dessa e de outras UCs a longo prazo só será possível quando a população do entorno considerar esta UC como uma área importante. O objetivo desse trabalho foi o de verificar a percepção ambiental da comunidade escolar de três Escolas Municipais de Ensino Fundamental do município de Canela/RS no entorno da Floresta Nacional de Canela (FLONA/Canela). A análise foi realizada por meio de questionários aplicados a alunos, professores e funcionários das escolas, localizadas na área de entorno da FLONA. As escolas foram escolhidas de acordo com a sua localização em relação a FLONA, estando distantes 400 m, 3 km e 5 km da mesma. Ao todo, foram aplicados 267 questionários: 234 alunos, 29 professores e 4 funcionários. A avaliação dos dados foi feita de forma quantitativa, das questões de escolha única, e qualitativa, das questões de escolha múltipla ou aberta. A análise dos questionários permitiu concluir que as escolas mais distantes da FLONA estão menos sensibilizadas às questões ambientais, pois a considera menos útil e julgam que suas ações não interferem nos recursos existentes na UC. Esta visão não varia em função do tempo de residência no município. Estes resultados contribuem para a necessidade de maior difusão das atividades que são e podem ser desenvolvidas pela FLONA/Canela, bem como a importância da existência de uma unidade de conservação para a preservação ambiental e conseqüente responsabilidade da comunidade de entorno desta.Downloads
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Publicado
2008-08-05
Como Citar
Rempel, C., Müller, C. C., Clebsch, C. C., Dallarosa, J., Rodrigues, M. da S., Coronas, M. V., Rodrigues, G. G., Guerra, T., & Hartz, S. M. (2008). Percepção Ambiental da Comunidade Escolar Municipal sobre a Floresta Nacional de Canela, RS. Revista Brasileira De Biociências, 6(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/114751
Edição
Seção
Artigos