Philodryas olfersii (Serpentes, Dipsadidae) feeding on bats in southern Brazil

Autores

  • Marília Abero Sá Barros Universidade Federal de Pernambuco
  • Leandro Chisté Pinto Sustenta Consultoria Ambiental
  • Renata Orestes Pfau Instituto Econsciência
  • Felipe Flach Kislowski Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar)
  • Marcelo Duarte Freire Teia Projetos Ambientais

Palavras-chave:

Chiroptera, Histiotus velatus, Nyctinomops laticaudatus, predação, serpentes.

Resumo

(Philodryas olfersii (­Serpentes, Dipsadidae) se alimentando de morcegos no sul do Brazil). Serpentes são frequentemente citadas como predadores regulares ou ocasionais de morcegos. Porém, informações sobre interações predador-presa envolvendo morcegos e serpentes são relativamente escassas no Brasil, considerando a alta diversidade de ambos os táxons no país. A presente nota descreve dois novos registros de uma serpente se alimentando de morcegos, em dois diferentes municípios localizados no Rio Grande do Sul, o estado mais meridional do Brasil. As tentativas de predação foram oportunisticamente observadas e foram realizadas por Philodryas olfersii, uma serpente semi-arborícola da família Dipsadidae. No primeiro evento, a serpente foi observada ingerindo um espécime de Nyctinomops laticaudatus na entrada de uma parede rochosa, onde há uma colônia desta espécie de morcego. No segundo caso, a serpente entrou em um abrigo diurno, um vão entre uma parede e uma viga de madeira de uma casa, e mordeu um indivíduo de Histiotus velatus, que escapou e morreu 30 minutos depois. Este é o primeiro registro de P. olfersii se alimentando de morcegos, e o primeiro e segundo registros, respectivamente, de H. velatus e N. laticaudatus sendo predados por uma serpente. A estratégia de entrar em refúgios durante o dia para atacar morcegos é documentada pela primeira vez para P. olfersii, mas esse comportamento predatório é aparentemente comum entre serpentes de grande porte de Colubridae, uma família filogeneticamente próxima de Dipsadidae. Uma vez que P. olfersii é diurna, escansorial, e pode ser fiel à área de caça, esta espécie é um potencial predador regular de morcegos gregários dentro de abrigos diurnos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Abero Sá Barros, Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós-graduação em Biologia Animal, Departamento de Zoologia, Área de especialidade: quirópteros (Mammalia: Chiroptera)

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Barros, M. A. S., Pinto, L. C., Pfau, R. O., Kislowski, F. F., & Freire, M. D. (2015). Philodryas olfersii (Serpentes, Dipsadidae) feeding on bats in southern Brazil. Revista Brasileira De Biociências, 13(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/114715

Edição

Seção

Artigos