A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO

Autores

  • ANDRÉA MARIA DE MELO COUTO DE OLIVEIRA Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM
  • Patricia Maria Dusek Centro Universitário Augusto Motta. Av. Paris, 84 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, Brasil. CEP: 21041-020. http://orcid.org/0000-0003-3911-6943
  • Kátia Eliane Santos Avelar Centro Universitário Augusto Motta. Av. Paris, 84 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, Brasil. CEP: 21041-020. http://orcid.org/0000-0002-7883-9442

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol35n22019.91228

Palavras-chave:

Economia, Sociedade, Desenvolvimento, Educação.

Resumo

O estudo apresenta uma breve retrospectiva da educação brasileira, no contexto econômico, ponderando as transformações educacionais e reflexo de alguns acontecimentos históricos sobre a conjuntura atual da educação. Traçou-se um paralelo entre a (re)construção das teorias econômicas e sua (des)preocupação em superar as desigualdades. Questiona-se a aplicabilidade e consequências da Emenda Constitucional 95/2016 (teto de gastos públicos) em contraponto às demandas sociais, em especial, a educação e o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.

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Biografia do Autor

ANDRÉA MARIA DE MELO COUTO DE OLIVEIRA, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM

Graduada em Matemática. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM. Endereço: Av. Paris, 84 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, Brasil.

Patricia Maria Dusek, Centro Universitário Augusto Motta. Av. Paris, 84 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, Brasil. CEP: 21041-020.

Pós doutora em Justiça Constitucional pela Università di Pisa. Coordenadora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local do Centro UNISUAM. Endereço: Av. Paris, 84 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, Brasil.

Kátia Eliane Santos Avelar, Centro Universitário Augusto Motta. Av. Paris, 84 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, Brasil. CEP: 21041-020.

Doutora em Ciências. Docente e Pesquisadora do Mestrado em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM. Rio de Janeiro. RJ. Endereço: Av. Paris, 84 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, Brasil. E-mail: katia.avelar@gmail.com.

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Publicado

2019-08-27

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. M. D. M. C., Dusek, P. M., & Avelar, K. E. S. (2019). A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 35(2), 369. https://doi.org/10.21573/vol35n22019.91228