Gestão democrática da educação, participação política e eleição de diretores: uma análise a partir da experiência das ocupações de escolas no Rio de Janeiro

Autores

  • Rafael Bastos Costa de Oliveira UERJ / UCP http://orcid.org/0000-0003-3694-0435
  • Virgínia Cecília da Rocha Louzada UERJ http://orcid.org/0000-0002-0529-8091
  • Paulo David de Jesus Tostes dos Santos Mestre em Administração de Empresas (PUC/RJ). Analista de Planejamento e Gestão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). http://orcid.org/0000-0003-1536-5718

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n12020.99720

Palavras-chave:

Gestão democrática da educação, Ocupações de escolas, Participação política, Experiência.

Resumo

É nosso objetivo analisar dimensões de gestão de escola, de participação política dos estudantes e da relação com a comunidade escolar a partir das ocupações de escolas do Rio de Janeiro, em 2016. Alicerçados na experiência de dois estudantes e de um dos autores do texto, utilizamos como referencial teórico-metodológico a filosofia da práxis e do legado braudeliano. Como estratégia de pesquisa, empregamos a pesquisa-ação e entrevistas. Concluímos que esta experiência foi fundamental para a vida dos estudantes, tanto no momento do acontecimento, quanto em seus desdobramentos.

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Biografia do Autor

Rafael Bastos Costa de Oliveira, UERJ / UCP

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, pela UERJ (2015). Mestre pelo mesmo programa (2010). Bacharel em Ciências Sociais, pela UFRJ (2016), Licenciado em Educação Física, pela UFBA (2006). Docente da  Faculdade de Educação - UERJ, Departamento de Estudos de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação. Docente também do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Petrópolis.  


Virgínia Cecília da Rocha Louzada, UERJ

Doutora em Educação (UFF), Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), na linha de pesquisa “Infância, Juventude e Educação”, Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Avaliação e Infâncias (GEPPAI). 

Paulo David de Jesus Tostes dos Santos, Mestre em Administração de Empresas (PUC/RJ). Analista de Planejamento e Gestão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Mestre em Administração de Empresas (PUC/RJ). Analista de Planejamento e Gestão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

de Oliveira, R. B. C., Louzada, V. C. da R., & dos Santos, P. D. de J. T. (2020). Gestão democrática da educação, participação política e eleição de diretores: uma análise a partir da experiência das ocupações de escolas no Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(1), 272–292. https://doi.org/10.21573/vol36n12020.99720