Gestão democrática e militarização do ensino: reflexões a partir de um estudo de caso

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DOI:

https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96014

Resumo

O artigo aborda a gestão democrática no ensino público, problematizada a partir de pesquisa realizada em uma instituição militar de ensino do Rio de Janeiro. Um estudo de caso delineado em 2017, subsidiado por fontes documentais, entrevistas e observações apontou limites para esse processo em uma escola com características tão peculiares. Análises pautadas nos modelos de organização tensionaram a concretização de uma efetiva gestão democrática nesse espaço, fato que vai de encontro à proposta de criação e expansão de escolas cívico-militares de educação básica, instituída pela atual governança presidencial brasileira e apontada pelo Decreto nº 9.465/2019.

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Biografia do Autor

Carolina Barreiros de de Lima

Mestre em Educação e licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como Assessora no Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

 

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

de Lima, C. B. de, Netto, N. B., & Souza, J. M. P. de. (2019). Gestão democrática e militarização do ensino: reflexões a partir de um estudo de caso. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 35(3), 828. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96014

Edição

Seção

Dossiê: Militarização da Escola Pública