Democracia e gestão democrática em sistemas municipais de ensino: a realidade do Estado do Paraná

Autores

  • Simone de Fátima Flach Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n12020.95824

Palavras-chave:

Gestão democrática, Sistema Municipal de Ensino, políticas educacionais municipais.

Resumo

A partir do materialismo histórico e dialético, este artigo tem por objetivo desvelar como o princípio constitucional da gestão democrática do ensino público se faz presente nas políticas locais. Para tanto, o texto tece considerações a respeito dos fundamentos da democracia e sua relação com a gestão democrática; apresenta algumas possibilidades e alguns limites para a sua efetivação na realidade paranaense e, por fim, analisa dados de pesquisa em municípios que já instituíram Sistemas Municipais de Ensino.

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Biografia do Autor

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Flach, S. de F. (2020). Democracia e gestão democrática em sistemas municipais de ensino: a realidade do Estado do Paraná. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(1), 75–93. https://doi.org/10.21573/vol36n12020.95824

Edição

Seção

Dossiê: Gestão da educação básica em sistemas municipais de ensino: entre constrangimentos da política e projetos locais