Trabalho e formação docente na Escola Técnica de Goiânia: política, ideologia e produtividade

Autores

  • Denise Silva Araújo Universidade Federal de Goiás
  • Helvécio Goulart Malta de Sá PUC Goiás
  • Iria Brzezinski PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n22018.75683

Palavras-chave:

formação docente, educação profissional, CBAI, ideologia, produtividade

Resumo

Pretende-se, neste trabalho, analisar um dos marcos estruturantes da produtividade na formação dos professores da educação profissional, para compreender a ideologia que fundamentou o trabalho docente nessa modalidade de ensino, nas décadas de 1940 a 1960. A Escola Técnica de Goiânia é o campo empírico de investigação. À época, não se exigia qualquer formação pedagógica dos professores que atuavam no ensino profissional. De modo geral, eram egressos do ensino técnico e/ou bacharéis em diferentes áreas do conhecimento. Destaca-se a atuação da Comissão Brasileira-Americana de Ensino Industrial na formação desses docentes que demarcou uma identidade profissional produtivista e americanista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Silva Araújo, Universidade Federal de Goiás

Mestre e Doutora em Educação (UFG). Graduada em Pedagogia – Orientação Educacional (PUC Goás). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFG e professora aposentada do PPGE da PUC Goiás. Pesquisadora nas áreas de políticas e gestão educacional, formação e trabalho docente, educação profissional, educação infantil e infância.

Helvécio Goulart Malta de Sá, PUC Goiás

Mestre em Educação (PUC Goiás). Licenciado em História (PUC Goiás). Arquiteto e urbanista (PUC Goiás). Especialista em Engenharia de Segurança (UFG). Pesquisador nas áreas de políticas e gestão educacional, formação e trabalho docente, educação profissional.

Iria Brzezinski, PUC Goiás

Pós-doutora. Doutora em Administração da Educação (USP). Mestre em Planejamento Educacional (UnB). Graduada em Ciências Sociais e em Pedagogia - Orientação Educacional (UFPR). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora da Universidade de Brasília (aposentada). Desenvolve pesquisa em Políticas Educacionais, Planejamento e Gestão Educacional, Formação de Profissionais da Educação e Avaliação Institucional. Coordena o Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais e Gestão Escolar. Pesquisadora Bolsista Produtividade  CNPq  Nível 1.    

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

Araújo, D. S., Malta de Sá, H. G., & Brzezinski, I. (2018). Trabalho e formação docente na Escola Técnica de Goiânia: política, ideologia e produtividade. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(2), 523–542. https://doi.org/10.21573/vol34n22018.75683

Edição

Seção

Dossiê: Remuneração de professores de escolas públicas de Educação Básica no contexto do FUNDEB e PSPN