Educação de jovens e adultos: modalidade de ensino e direito educacional

Autores

  • Valdivina Alves Ferreira Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
  • Marcilene Ferreira Rodrigues Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n22016.63262

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Modalidade de Ensino, Direito Educacional.

Resumo

Este artigo tem por finalidade, apresentar uma reflexão acerca da Educação de Jovens e Adultos, enquanto modalidade de ensino e direito educacional. As análises advêm de um estudo documental e bibliográfico, dialogado com autores que debatem sobre a temática, entre eles Ferreira (2004), Vieira (2001), Frigotto (2011), Cury (2014), entre outros. A reflexão se dá a partir da Constituição Federal de 1988, levantando subsídios que identifiquem como foi introduzido o conceito de modalidade de ensino e ainda como essa proposta dialoga com o direito a educação de qualidade, uma vez que, a educação é apreendida por um arcabouço legal que visa à garantia do direito subjetivo conferido a ela. Todavia, os resultados parciais desse estudo, sinalizam que as propostas neoliberais visam um processo de ampliação e manutenção do sistema vigente, e, esse percurso influencia na minimização do direito à educação de qualidade aos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos.

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Biografia do Autor

Valdivina Alves Ferreira, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Doutora em Educação (PUC GO), Mestre em Educação pela UFMS; Especialista em Planejamento Educacional, Métodos e Técnicas de Ensino, Ciência da Computação, Administração e Supervisão Escolar; Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela FESURV. Tem experiência na Coordenação e Docência Superior e em Cursos de Pós-graduação. Docente no Programa de Pós-graduação da UCDB; Experiência como Professora Formadora e Articuladora Pedagógica do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil. Atuando nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Projetos Colaborativos, Informática Educativa. Avaliadora Institucional do INEP/MEC.

Marcilene Ferreira Rodrigues, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Marcilene Ferreira Rodrigues

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). E-mail: llmarcilene@hotmail.com. Telefone (67) 9100 7740

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Publicado

2016-08-21

Como Citar

Ferreira, V. A., & Rodrigues, M. F. (2016). Educação de jovens e adultos: modalidade de ensino e direito educacional. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 32(2), 571–583. https://doi.org/10.21573/vol32n22016.63262