Desafios na gestão escolar

Autores

  • Flávia Obino Corrêa Werle
  • Janaina Franciscato Audino

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58921

Palavras-chave:

Administração escolar, escola pública, avaliação em larga escala, Indice de Desenvolvimento da Educação, direção escolar.

Resumo

Este estudo discute a avaliação em larga escala da educação básica, os processos de regulação e debate processos de gestão realizados no interior da escola pública. Seu objetivo é compreender como a equipe diretiva de duas escolas da rede pública estadual de Porto Alegre, Brasil, se apropria dos resultados do Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e como lida com eles na gestão escolar. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo com coleta de dados através de um questionário estruturado. Apresenta os resultados do IDEB das duas escolas no período de 2009 e 2011. Na prática escolar a apropriação ocorre em três dimensões (pedagógica, administrativa e participativa) e promove diálogos em diferentes níveis: com a hierarquia do sistema educacional, com a comunidade externa à escola e, internamente, com os professores e demais membros da comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Werle, F. O. C., & Audino, J. F. (2015). Desafios na gestão escolar. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 31(1), 125–144. https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58921