A gestão democrática da educação na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul (1985-2001)

Autores

  • Josiane Carolina Soares Ramos do Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol24n22008.19254

Resumo

Este artigo analisa a trajetória da gestão democrática da educação pública na rede estadual do Rio Grande do Sul, entre 1985 e 2001. Argumenta que, com base em dados empíricos, os movimentos iniciados pelo CPERS/Sindicato na década de 1980 estimularam o debate sobre a proposta de gestão democrática. Houve algumas rupturas neste processo, apresentando-se, no governo de 1998 a 2002, discussões mais profundas sobre o tema. No entanto, houve resistências do poder legislativo, dos professores e da mídia às propostas para a ampliação da gestão democrática na educação. O trabalho conclui que a legislação construída foi importante indutora de mudanças nas práticas escolares.

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Publicado

2011-03-27

Como Citar

do Amaral, J. C. S. R. (2011). A gestão democrática da educação na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul (1985-2001). Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 24(2). https://doi.org/10.21573/vol24n22008.19254

Edição

Seção

Artigos