Aspectos organizacionais e dinâmicos na gestão de escolas: dilemas e conflitos
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol24n12008.19243Resumo
O texto analisa a gestão de escolas técnicas, observando dois movimentos: (a) aspectos organizacionais (fluxo de informações; organização de reuniões pedagógicas e de alunos; manutenção do espaço físico e infra-estrutura); e (b) aspectos dinâmicos (dilemas e tensões da docência; interação entre equipes de gestão, professores e alunos; conflitos; consensos, colaborações e parcerias). Discute fatores que influenciam a dinâmica dos conflitos gerados em situações de grupo e a forma como os gestores das escolas se posicionam diante desse movimento, com base em pesquisa realizada em escolas técnicas da rede estadual paulista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.