Formação docente e projetos de sociedade

Autores

  • Silke Weber Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol23n22007.19125

Resumo

Este ensaio aplica a teoria do discurso (LACLEU; MOUFEE, 1985) na análise da profissionalização docente. Considera o debate sobre a delimitação da jurisdição da docência, ou seja, sobre o conjunto de conhecimentos e práticas requeridos para a aprendizagem do aluno; e que a análise do processo de construção de sentidos relacionada à docência constitui rico caminho de apreensão das mudanças sociais no campo da educação escolar. A recuperação do processo de construção dos sentidos em disputa ou negociados entre a comunidade acadêmica e a esfera governamental revela o quanto a profissionalização da docência no Brasil, remete, explicita ou implicitamente, à luta pela hegemonia de determinados projetos de sociedade e apenas secundariamente à delimitação de uma jurisdição específica.

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Publicado

2011-03-20

Como Citar

Weber, S. (2011). Formação docente e projetos de sociedade. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 23(2). https://doi.org/10.21573/vol23n22007.19125

Edição

Seção

Artigos