EM DESTAQUE: A NOVA GESTÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.107131

Palavras-chave:

Política educacional. Banco Mundial. Mídia impressa. Gestão escolar.

Resumo

Neste artigo abordamos a gestão escolar, que é mobilizada como fundante para a qualidade da educação. Cotejando documentos do Banco Mundial (BM) e reportagens das Revistas Nova Escola e Gestão Escolar 2008-2017 analisamos a articulação de discursos convergentes. O Ciclo de Políticas (Ball e Bowe, 1992) serve como modelo teórico-metodológico que sustenta a análise de políticas como discurso. As revistas compõem uma amostra de como ocorre a receptividade e aceitação as ideias e conceitos de cunho neoliberal e gerencialista na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Quênia Renee Strasburg, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui Bacharelado em Teologia pela Escola Superior de Teologia, Licenciatura em História pela Universidade Luterana do Brasil, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, professora da Rede Municipal de Educação de São Leopoldo/RS.

Berenice Corsetti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui Graduação em História pela Universidade de Caxias do Sul, Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadua de Campinas. É bolsista Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq e professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve investigações em temáticas relacionadas à História da Educação e às Políticas Educacionais

Referências

ALTVATER, Elmar. O fim do capitalismo tal qual o conhecemos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

ANADON, Simone Barreto; GARCIA, Maria Manuela Alves Garcia. “Educar para crescer” ou auditar para crescer? Governando para o desenvolvimento. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, n. 87, p. 341-365, abr./jun. 2015.

BALL, Stephen J.; BOWE, Richard. Subject departments and the “implementation” of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, London, v. 24, n. 2, p. 97-115, 1992.

BALL, S.J. What is policy? Texts, trajectories and toolboxes. Discourse, London, v. 13, n. 2, p. 10-17, 1993.

BALL, Stephen J. Intelectuais ou técnicos? O papel indispensável da teoria nos estudos educacionais. In: BALL, Stephen J; MAINARDES, Jefferson (Orgs.) Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

BALL, Stephen J., BAILEY, Patrick; MENA, Paula; MONTE, Pablo Del; SANTORI, Diego; TSENG, Chun-ying, YOUNG, Helen; OLMEDO, Antonio. A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global. Revista Educação em Questão, Natal, v. 46 n. 32, p. 9-36, maio/ago. 2013.

BRASIL. SAE. Pátria Educadora: A qualificação do Ensino Básico como obra de construção nacional, 2015. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/Noticias/Patria_Educadora_documento_preliminar_SAE.pdf. Acesso em: 23 de maio de 2018.

BRUNS, Barbara; FILMER, Deon; PATRINOS, Harry Anthony. Making Schools Work: New evidence on accountability reforms. Overviewbooklet. Washington, D.C.: Banco Mundial, 2011

BRUNS, Barbara; LUQUE, Javier. Professores Excelentes: Como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e Caribe. Overviewbooklet. Washington, D.C.: Banco Mundial, 2014.

GIFE. Fundação Victor Civita lança livro Estudos & Pesquisas Educacionais. In: Disponível em: https://gife.org.br/fundacao-victor-civita-lanca-livro-estudos-pesquisas-educacionais/. Acesso em: 25 de jul. 2018

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Trabalho docente e o novo Plano Nacional de Educação: valorização, formação e condições de trabalho. Caderno Cedes, Campinas, v. 35, n. 97, p. 517-534, set.-dez., 2015.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v.27, n.94, p.47- 69, jan-abr. 2006.

SAUL, Renato P. As raízes renegadas da teoria do capital humano. Revista Sociologia, Porto Alegre, ano 6, nº 12, pp. 230-273, jul./dez., 2004.

SCHULTZ, Theodore W. O valor econômico da educação. (Trad. De P. S. Werneck). Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1967.

SHIROMA, Eneida Oto; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; CAMPOS, Roselane de Fátima. Conversão das “almas” pela liturgia da palavra: uma análise do discurso do movimento Todos pela Educação. In: BALL, Stephen J; MAINARDES, Jefferson (Orgs.) Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

VIEIRA, Fabiana Padovan. O papel(ão) da mídia na sociedade. 2010. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/feitos-desfeitas/o-papelao-da-midia-na-sociedade/. Acesso em: 10 de jul. de 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Strasburg, Q. R., & Corsetti, B. (2021). EM DESTAQUE: A NOVA GESTÃO ESCOLAR. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(2), 1008–1031. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.107131