Formação pedagógica no curso de Pedagogia: uma análise das políticas públicas à luz da Teoria das Representações Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104882

Palavras-chave:

Representações Sociais. Políticas públicas. Formação Pedagógica. Pedagogia.

Resumo

O objetivo do trabalho foi identificar e analisar as representações sociais de formação pedagógica implícitas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi norteada pela Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici, associada à Teoria da Argumentação. O documento foi analisados com base no Modelo da Estratégia Argumentativa. Identificou-se que a representação social de formação pedagógica está ancorada na desarticulação entre teoria e prática, fruto de antigas cisões: o modelo que opunha o bacharel e o licenciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Corrêa da Costa, CPII / UNESA

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Especialista em Ensino de Língua Inglesa e uso de novas tecnologias e em Tradução de Inglês pela Universidade Gama Filho (UGF). Professora efetiva do Colégio Pedro II (CPII). Integrante do grupo de pesquisa “Desenvolvimento profissional docente: políticas, trajetórias e representações sociais” e do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Matemática nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II (LEPPEMAI CPII).

Helenice Maia Gonçalves, UNESA

Pós-doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Representações Sociais, Subjetividade e Educação pela Superintendência de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas. Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialista em Dificuldades de Aprendizagem pelo Instituto de Pesquisas Sociopedagógicas e licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta nível VI no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação - e na Graduação em Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2020-11-12

Como Citar

Costa, C. C. da, & Gonçalves, H. M. (2020). Formação pedagógica no curso de Pedagogia: uma análise das políticas públicas à luz da Teoria das Representações Sociais. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(3), 1010–1028. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104882

Edição

Seção

Dossiê: Âmbito escolar e suas compreensões: políticas públicas e seus desdobramentos