A conquista do direito das crianças à educação: da proposição à materialização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104878

Palavras-chave:

Educação Infantil, Direito da criança, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo analisa o processo histórico de consolidação do direito à Educação Infantil no Brasil, buscando perceber os condicionantes sociais e políticos na elaboração da Carta Magna de 1988. Utilizamos o materialismo histórico-dialético, apreendendo em sua concretude social e histórica os múltiplos condicionantes implicados no processo. Realizamos um levantamento bibliográfico e documental acerca do período da Constituinte 1985-1988. As evidências anunciam, a contradição dos diferentes grupos na constituição das políticas públicas e a busca de consolidação do direito à educação.

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Biografia do Autor

Priscila Kelida Assis Galvão

Pedagoga pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/IFG e estudante de especialização em Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Trabalho Docente pela Faculdade de Educação/UFG.

Telma Aparecida Teles Martins Silveira

Pedagoga/UFG, Mestre em Educação/FE-UFG, Doutora em Educação/FE-UFG. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/IFG. Membro do Conselho Diretor do Fórum Goiano de Educação Infantil Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos – NEPIEC.

Ivone Garcia Barbosa

graduada em Psicologia/IUP, Mestre em Educação/FE-UFG, Doutora em Educação/FE-USP. Pós-doutora em Estudos da Criança/CIEC-UMINHO. Professora Titular da Faculdade de Educação/UFG. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC). Presidente do Fórum Goiano de Educação Infantil. Ex-Coordenadora do GT07 da ANPED. Membro da Diretoria Nacional da Anfope em várias gestões.

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

Galvão, P. K. A., Silveira, T. A. T. M., & Barbosa, I. G. (2020). A conquista do direito das crianças à educação: da proposição à materialização. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(3), 990–1009. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104878

Edição

Seção

Dossiê: Âmbito escolar e suas compreensões: políticas públicas e seus desdobramentos