Tendências de precarização do ensino superior privado no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol36n12020.99946Palavras-chave:
ensino superior, qualidade, evasão, oligopólioResumo
O trabalho analisa as consequências da concentração de matrículas no ensino superior em dez grandes grupos privados, responsáveis por 48,1% das matriculas deste setor em 2018. Mostra que a concentração de matrículas prejudica a qualidade do ensino, com 49,1% dos alunos destes grandes grupos em cursos cujo último conceito Enade (2016-2018) era insuficiente, na faixa 1 ou 2, contra 36,9% para os alunos de todas as outras 2.000 IES particulares e 15,8% dos alunos das IES públicas. Mostra também que leva a uma maior evasão, com 44,0% dos alunos dos 10 grandes grupos privados desligados de seus cursos nos primeiros dois anos de curso comparado com 27,1% das demais IES privadas e 22,5% das IES públicas.
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