PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – políticas públicas, história, trajetórias e marcas

Roberta Lopes Alfradique Hardoim, Iduina Mont'alverne Braun Chaves

Resumo


Este artigo apresenta o sentido da experiência do PIBID com a UFF e as  suas contribuições para os professores, para a escola e para as licenciaturas. O estudo se fundamenta na Complexidade de Morin, nos estudos sociológicos de Maffesoli, nos antropológicos de Durand e na Pesquisa Narrativa de Chaves.  As conclusões apontam para o potencial formativo do PIBID que não se restringe ao âmbito da formação inicial, alcançando também, a formação continuada, e para a contribuição de um processo de (auto/trans)formação que revitalizou e regenerou os modos de pensar, sentir e agir dos sujeitos envolvidos.


Palavras-chave


PIBID UFF; Complexidade; Pesquisa Narrativa; Formação

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96125

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Prefixo DOI: 10.21573