Subsídio público à oferta educacional privada: reflexões a partir do modelo irlandês

Theresa Maria de Freitas Adrião, Juliana de Paula Eduardo Azevedo

Resumo


Com base em pesquisa de natureza exploratória, em fontes primárias, secundárias e em entrevistas, o artigo reflete sobre o modelo irlandês de acesso à educação obrigatória, o qual se assenta na escolha de escolas pelas famílias e se organiza sem a presença de escolas estatais, ainda que a oferta educacional seja gratuita. Indica-se, na forma de fechamento não conclusivo, as contradições do modelo decorrentes dos critérios de seleção praticados pelas escolas e dos limites percebidos nas entrevistas aos tipos de escolas “disponíveis” na região de Dublin, elementos que suscitam o aprofundamento de estudos sobre estes formatos, especialmente no contexto de ampliação desse modelo associado a interesses corporativos.

Palavras-chave


financiamento, escolha parental, escolas privadas.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol1n12019.89876

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Prefixo DOI: 10.21573