Impactos e efeitos de um programa de ajuda pública ao desenvolvimento em escolas públicas e privadas: um caso na Guiné-Bissau

Autores

  • Rui da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol1n12019.89874

Palavras-chave:

Guiné-Bissau, globalização, privatização, ajuda pública ao desenvolvimento, Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau

Resumo

O artigo procura focalizar-se na experiência de um Programa bilateral de apoio à educação, no âmbito da ajuda pública ao desenvolvimento de Portugal, tendo por referência a Guiné-Bissau. Após explicitar as questões inerentes à transnacionalização da educação, à ajuda pública ao desenvolvimento e à privatização da educação, o texto discute os impactos e efeitos que o apoio à educação pública teve nas escolas privadas. Para tal, recorreu-se a um corpus documental, a entrevistas semiestruturadas e a grupos focais. A análise indica que o apoio às escolas públicas, proporcionou, concomitantemente apoio às escolas privadas, tendo ainda a intervenção funcionado como mediador curricular.

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Publicado

2019-05-22

Como Citar

Silva, R. da. (2019). Impactos e efeitos de um programa de ajuda pública ao desenvolvimento em escolas públicas e privadas: um caso na Guiné-Bissau. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 35(1), 099–118. https://doi.org/10.21573/vol1n12019.89874

Edição

Seção

Dossiê Relações contemporâneas entre esferas pública e privada na Ed Bás:o que dizem pesquisas sobre distintos contextos