As universidades estaduais brasileiras e as metas do PNE (2014-2024) para a educação superior: desafios de expansão e financiamento

Renata Ramos da Silva Carvalho, Nelson Cardoso Amaral

Resumo


Este estudo possui como objetivo apresentar qual seria a expansão necessária de matrículas e a ampliação no financiamento para que as universidades estaduais (UEs) do país contribuam com o êxito das metas do PNE (2014-2024) para a educação superior (ES). O estudo está estruturado em três sessões que se articulam para as análises e discussões: a) dos desafios de expansão para que o país alcance essas metas; b) dos desafios e as projeções de expansão para que as UEs colaborem com essa expansão; c) os desafios para a ampliação do financiamento das UEs para a promoção dessa expansão. Conclui-se que a expansão determinada para o alcance das metas do PNE (2014-2024) para a ES, e a consequente contribuição das UEs, mostra-se muito desafiadora e está ameaçada pelas políticas e ações que vem sendo adotadas no país a partir do impeachment da presidente Dilma Rousseff.


Palavras-chave


PNE (2014-2024), metas para educação superior, universidades estaduais, expansão, financiamento.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.21573/vol1n12019.86825

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Prefixo DOI: 10.21573