Gestão da Educação a Distância na universidade pública como campo de disputa: da instituição social à academia líquida

Autores

  • Daniel Mill
  • Marcello Ferreira
  • Deise Mazzarella Gourlart Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82469

Palavras-chave:

Educação a Distância, Gestão, Políticas Públicas, Universidade Pública

Resumo

Resumo: O texto é uma reflexão teórico-crítica sobre as mais convencionais tipologias de Gestão da Educação a Distância nas instituições públicas de ensino superior brasileiras, fomentando alternativas pela universidade como instituição social. Numa abordagem eminentemente teórica, buscou-se confrontar a visão de universidade pública como instituição social àquela de organização social, tal qual preconiza o Estado neoliberal. Na análise, é apresentada a migração da tipologia, da lógica de universidade como instituição social para a da academia líquida, a partir das tipologias de gestão que se tem adotado.

Palavras-chave: Educação a Distância. Gestão. Políticas Públicas. Universidade Pública.

 

Abstract: The text is a critical reflection on the most conventional typologies of Distance Learning Management in Brazilian public higher education institutions, discussing alternatives for the university as a social institution. In this theoretical discussion, the attempt was made to collide the ideas of the public university as a social institution and social organization, as advocated by the neoliberal State. In the analysis, it is presented the migration of the typology, from the logic of university as a social institution to that of the fluid academy, from the typologies of management that have been adopted.

Keywords: distance learning; management; public policies; public university.

 

Resumén: El texto es una reflexión teórico-crítica sobre las más convencionales tipologías de Gestión de la Educación a Distancia en las instituciones públicas de enseñanza superior brasileñas, fomentando alternativas por la universidad como institución social. En un enfoque eminentemente teórico, se buscó confrontar la visión de la universidad pública como institución social a la de organización social, tal cual preconiza el Estado neoliberal. En el análisis, se presenta la migración de la tipología, de la lógica de universidad como institución social a la de la academia líquida, a partir de las tipologías de gestión que se han adoptado.

Palabras clave: Educación a distancia. Gestión. Políticas públicas. Universidad Pública.

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Biografia do Autor

Daniel Mill

DANIEL MILL é Doutor em Educação. Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e linguagens (Grupo Horizonte-UFSCar). E-mail: mill@ufscar.br

Marcello Ferreira

MARCELLO FERREIRA é Doutor em Ensino de Ciências. Professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Núcleo de Pesquisa em Ensino de Física. E-mail: marcellof@unb.br

Deise Mazzarella Gourlart Ferreira

DEISE MAZZARELLA GOULART FERREIRA é Mestre em Administração. Administradora do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade de Brasília (UnB). E-mail: deisegoulartferreira@gmail.com

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Mill, D., Ferreira, M., & Ferreira, D. M. G. (2018). Gestão da Educação a Distância na universidade pública como campo de disputa: da instituição social à academia líquida. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(1), 143–166. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82469

Edição

Seção

Dossiê: Arena Constitutiva da Educação Superior a Distância: as regras do jogo e como o jogo é jogado