Capacidades do Estado brasileiro e arquitetura institucional da EaD: da organização burocrática à autonomia inserida dos órgãos estatais

Autores

  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima
  • Mônica Desiderio

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82468

Palavras-chave:

Educação a distância, educação superior, capacidades do Estado, arquitetura institucional

Resumo

Resumo: O tema deste estudo é a arquitetura institucional da educação a distância (EaD) no Brasil sob a ótica das capacidades do Estado no que se refere à organização burocrática. Seu objetivo geral é apresentar e discutir algumas das capacidades do Estado brasileiro para gerir sua política pública de EaD. A pesquisa é do tipo bibliográfica e de natureza empírica, com suporte teórico em Evans (1993, 1995, 2004). O estudo empírico considerou o mapeamento e a análise da arquitetura institucional da EaD no Brasil entre 2010 e 2013 (LIMA, 2013). Constata-se que o Estado precisa rever sua arquitetura institucional da EaD, visando desenvolver a sua capacidade de organização burocrática e autonomia inserida, para passar de um Estado intermediário para desenvolvimentista.

Palavras-chave: Educação a distância; educação superior; capacidades do Estado; arquitetura institucional.

 

Abstract: The theme of this study is the institutional architecture of distance education - EaD - in Brazil, from the point of view of the state's capabilities, regarding the bureaucratic organization. Its general objective is to present and discuss some of the capabilities of the Brazilian State to manage it's public DE policy. The research is a bibliographical and empirical study, with theoretical support in Evans (1993, 1995, 2004). The empirical study considered the mapping and analysis of the institutional architecture of EaD in Brazil between 2010 and 2013 (LIMA, 2013). It concludes that the Brazilian State needs to reassess its DE institutional architecture as a means to develop its bureaucratic organization capacity and inserted autonomy, and as a condition to move from an intermediary State to a developed one.

Keywords: distance education; higher education; State capacity; institutional architecture.

 

Resumen: El tema de este estudio es la arquitectura institucional de la educación a distancia (EaD) en Brasil bajo la óptica de las capacidades del Estado en lo que se refiere a la organización burocrática. Su objetivo general es presentar y discutir algunas de las capacidades del Estado brasileño para gestionar su política pública de EaD. La investigación es del tipo bibliográfica y de naturaleza empírica, con soporte teórico en Evans (1993, 1995, 2004). El estudio empírico consideró el mapeo y el análisis de la arquitectura institucional de EaD en Brasil entre 2010 y 2013 (LIMA, 2013). Se constata que el Estado necesita revisar su arquitectura institucional de la EaD, buscando desarrollar su capacidad de organización burocrática y autonomía insertada, para pasar de un Estado intermedio para desarrollista.

Palabras clave: Educación a distancia; educación universitaria; capacidades del Estado; arquitectura institucional.

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Biografia do Autor

Daniela da Costa Britto Pereira Lima

DANIELA DA COSTA BRITTO PEREIRA LIMA é Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – FE/UFG. Líder do GEaD – Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância/CNPq. E-mail: professoradanielalima@gmail.com

Mônica Desiderio

MÔNICA DESIDERIO possui Pós-Doutorado em Políticas Públicas de Inovação em Saúde - CDTS/Fiocruz (2013), Doutorado em Ciências Sociais pela UFRRJ (2008). Head dos MBAs da BSP - Business School São Paulo.  Professora convidada (pós-graduação lato sensu) da FGV Management, Unifor, IE/UFRJ. E-mail: monica.desiderio@prof.bsp.edu.br

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Lima, D. da C. B. P., & Desiderio, M. (2018). Capacidades do Estado brasileiro e arquitetura institucional da EaD: da organização burocrática à autonomia inserida dos órgãos estatais. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(1), 121–142. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82468

Edição

Seção

Dossiê: Arena Constitutiva da Educação Superior a Distância: as regras do jogo e como o jogo é jogado