Regulação/avaliação da Educação Superior a Distância: multiplicidade de atores institucionais, labirinto de atos oficiais e avaliação regulatória

Autores

  • Stella Cecilia Duarte Segenreich

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol1n12018.82466

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação a Distância, Regulação/avaliação, Atores institucionais

Resumo

Resumo: Com base na definição de Cabrito sobre regulação, este relato de estudo objetiva relacionar a atuação de quatro atores institucionais do MEC, desde sua origem, com as políticas públicas relacionadas à regulação/avaliação da educação a distância, com destaque para sua atuação nos atos oficiais do último biênio. Trata-se de uma pesquisa exploratória, fruto da consulta a documentos legais e institucionais assim como artigos de periódicos. Os resultados demonstraram a pluralidade de atores institucionais atuando junto à EaD, a construção de um labirinto de atos oficiais e instrumentos de avaliação regulatória que mudam de acordo com as orientações governamentais vigentes, sugerindo a continuidade da pesquisa na realidade das universidades públicas e privadas.

Palavras-chave: Educação Superior, Educação a Distância, Regulação/avaliação, Atores institucionais.

 

Abstract: Based on Cabrito's definition of regulation, this study aims to relate the performance of four institutional actors of MEC, since its origins with the public policies related to the regulation/evaluation of distance education, especially its performance in official acts of the last biennium. This is an exploratory research that shows the results of the consultation of legal and institutional documents, as well as articles from periodicals. The results demonstrate the plurality of institutional actors related to distance education - EaD, and the construction of a labyrinth of official acts and instruments of regulatory evaluation that change according to the current governmental guidelines, suggesting the continuity of research in the reality of public and private universities.

Keywords: higher education, distance education, regulation/evaluation, institutional actors

 

Resumen: Con base en la definición de Cabrito sobre regulación, este informe de estudio objetiva relacionar la actuación de cuatro actores institucionales del MEC, desde su origen, con las políticas públicas relacionadas a la regulación / evaluación de la educación a distancia, con destaque para su actuación en los actos oficiales del último bienio. Se trata de una investigación exploratoria, fruto de la consulta a documentos legales e institucionales así como artículos de periódicos. Los resultados demostraron la pluralidad de actores institucionales actuando en la EaD, la construcción de un laberinto de actos oficiales e instrumentos de evaluación regulatoria que cambian de acuerdo con las orientaciones gubernamentales vigentes, sugiriendo la continuidad de la investigación en la realidad de las universidades públicas y privadas.

Palabras clave: Educación superior, educación a distancia, regulación/evaluación, actores institucionales.

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Biografia do Autor

Stella Cecilia Duarte Segenreich

STELLA CECILIA DUARTE SEGENREICH é Licenciada em Pedagogia e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Master of Arts pela Universidade de Stanford. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Experiência docente como professora associada da PUC/RJ, adjunta da UFRJ e titular da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Tem desenvolvido nos últimos vinte anos estudos sobre a educação superior a distância com ênfase nas questões relacionadas às políticas públicas, arquiteturas acadêmicas, sistema de tutoria e avaliação. Atualmente pesquisa também as questões da privatização e da internacionalização da educação a distância. Autora de diversos artigos e capítulos de livro, organizou três coletâneas sobre educação superior. Como professora aposentada da UFRJ, participa da rede de pesquisadores ligada ao GT 11 da ANPED (Política da educação superior), integrando o eixo dois do programa de pesquisa do Universitas/BR. E-mail: stella.segen@gmail.com

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Segenreich, S. C. D. (2018). Regulação/avaliação da Educação Superior a Distância: multiplicidade de atores institucionais, labirinto de atos oficiais e avaliação regulatória. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(1), 99–119. https://doi.org/10.21573/vol1n12018.82466

Edição

Seção

Dossiê: Arena Constitutiva da Educação Superior a Distância: as regras do jogo e como o jogo é jogado