Cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: considerações sobre um novo locus de formação de professores

Maria Flavia Batista Lima, Gladys Beatriz Barreyro

Resumo


O presente artigo discute a política de expansão das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e problematiza a formação de professores nesse espaço, já que historicamente as instituições federais profissionais ofertaram cursos técnicos de nível médio. O texto é decorrente de pesquisa que analisou dados estatísticos, legislação, documentos governamentais e entrevistas. Finalmente, são apresentados alguns aspectos sobre o modelo de formação docente no IF, que evidencia a prevalência dos conhecimentos específicos disciplinares no currículo dos cursos e menor foco nas discussões das questões pedagógicas.

Palavras-chave: Formação de Professores; licenciaturas; Institutos Federais.


Palavras-chave


Formação de Professores; licenciaturas; Institutos Federais.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol34n22018.80445

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Prefixo DOI: 10.21573