Fatores associados ao uso dos resultados de avaliações externas no contexto das políticas de responsabilização educacional

Autores

  • DIANA GOMES DA SILVA CERDEIRA UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n22018.76015

Palavras-chave:

Avaliação Externa, Uso de Dados, Política Educacional, Responsabilização Educacional, Gestão Educacional

Resumo

A disseminação de avaliações externas e mecanismos de responsabilização fazem parte de uma agenda política, que prevê uma nova gestão pública baseada em resultados. Assim, há uma crescente demanda pelo uso dos resultados das avaliações, tanto pela gestão das redes de ensino, como das escolas. A partir da revisão de literatura nacional e internacional, objetivamos mapear os usos que vem sendo feitos e categorizamos dois tipos: superficial e pedagógico. Relacionamos ainda fatores que podem favorecer cada tipo de uso e possíveis conseqüências para as práticas escolares e aprendizagem dos alunos.

 

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Biografia do Autor

DIANA GOMES DA SILVA CERDEIRA, UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Educação pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Mestre em Educação Brasileira pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Graduada em Pedagogia pela UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e integrante do LaPOpE (Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais/UFRJ) atuando como docente e pesquisadora nas áreas de Avaliação, Política, Gestão Educacional e Sociologia da Educação.

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Publicado

2018-09-01

Como Citar

CERDEIRA, D. G. D. S. (2018). Fatores associados ao uso dos resultados de avaliações externas no contexto das políticas de responsabilização educacional. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(2), 613–634. https://doi.org/10.21573/vol34n22018.76015