Modelo alternativo de Governança num espaço insular português. O caso paradigmático da administração educativa da região autónoma da Madeira

Autores

  • José Eduardo Magalhães Alves Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n22018.75988

Palavras-chave:

Governança, Administração educativa, Autonomia regional

Resumo

RESUMO: Com o esgotamento do papel tradicional do Estado desponta a Governança, como uma fórmula possível de implementação de estratégias de mudança, tendo em vista aproximar as decisões através da Nova Gestão Pública, traduzida na superação do centralismo. Ao arquipélago da Madeira, após um processo de regionalização da educação, iniciado em 1979, centrado quase apenas em transferência de competências do Estado, coloca-se hoje o desafio de poder seguir um caminho de (re)construção de políticas educativas regionais, nas matérias de governação regional, que convoque todos os atores escolares a intervir.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eduardo Magalhães Alves, Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira

Investigador no Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da UMa.

Doutor em Dtº. Educação/ Ciências Trabalho (especialização em modelos jurídicos de escolas) pela Univ. de Cádiz.
Pós-Graduado em Estudos Europeus, pela Faculdade de Dtº. da Univ. de Coimbra.
Licenciado em Direito, pela Faculdade de Dtº. da Univ. de Lisboa.

Tem-se dedicado como investigador às temáticas do direito educativo autonómico, participando em Congressos/Seminários, com a apresentação de comunicações nesta área. Tem publicada obra específica[1] sobre as matérias autonómicas e educativas, assim como está acreditado, como formador, nas suas áreas de formação no Conselho Científico da Formação Contínua do Ministério da Educação.


[1] Tem participações no Dicionário Enciclopédico da Madeira (projeto Aprender Madeira – CLEPUL/APCA) com entradas na área da política e do direito. Da sua obra já publicada destaca-se: Modelos jurídicos de Organização das Escolas. Coimbra: DATAJURIS, 2012; «MOMENTOS DA GOVERNAÇÃO EDUCATIVA NA MADEIRA NO PÓS-AUTONOMIA». In A. Mendonça (Org.), pp. 72-85, 2013; «Passado, presente e futuro da governação educativa na Região Autónoma da Madeira». Revista Portuguesa de Educação, 26(1), pp. 349-376, 2013; «Da Orquestra de Câmara da Madeira à Orquestra Clássica da Madeira: Contributos para uma Análise Organizacional». Revista Portuguesa de Educação Artística, Vol. 4, pp. 75-87, 2014; «Globalização e Subsistema educativo regional. Políticas educacionais públicas da Madeira». Revista SENSOS 8, Vol. IV, nº2, pp. 67-91, 2015; «A Construção da Autonomia Regional de Educação e Ensino, após 1976». Revista Islenha (59), pp. 5-28. jul.-dez., 2016.

 

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

Alves, J. E. M. (2018). Modelo alternativo de Governança num espaço insular português. O caso paradigmático da administração educativa da região autónoma da Madeira. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(2), 567–591. https://doi.org/10.21573/vol34n22018.75988