Trabalho e formação docente na Escola Técnica de Goiânia: política, ideologia e produtividade

Denise Silva Araújo, Helvécio Goulart Malta de Sá, Iria Brzezinski

Resumo


Pretende-se, neste trabalho, analisar um dos marcos estruturantes da produtividade na formação dos professores da educação profissional, para compreender a ideologia que fundamentou o trabalho docente nessa modalidade de ensino, nas décadas de 1940 a 1960. A Escola Técnica de Goiânia é o campo empírico de investigação. À época, não se exigia qualquer formação pedagógica dos professores que atuavam no ensino profissional. De modo geral, eram egressos do ensino técnico e/ou bacharéis em diferentes áreas do conhecimento. Destaca-se a atuação da Comissão Brasileira-Americana de Ensino Industrial na formação desses docentes que demarcou uma identidade profissional produtivista e americanista.

Palavras-chave


formação docente; educação profissional; CBAI; ideologia; produtividade

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol34n22018.75683

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Prefixo DOI: 10.21573