Gestão e democracia em uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n22018.75273

Palavras-chave:

Educação, Gestão, Escola, Democracia.

Resumo

Gestão escolar e democracia são os temas instigadores deste trabalho, que tem por objetivo analisar o processo de gestão de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Partindo dos dados coletados nos órgãos de gestão da escola, se fez uma abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a escola possui formalmente implantados os órgãos deliberativos previstos na Lei de Diretrizes e Bases – LDB, contudo há uma escassa participação da comunidade escolar nas reuniões destes órgãos. Por estas análises percebe-se que não se efetiva nesta escola, uma gestão plenamente democrática.

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Biografia do Autor

Jefferson Marçal da Rocha, Universidade Federal do Pampa

Dr. em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu - Unipampa

Lúcio Jorge Hammes, Universidade Federal do Pampa

Dr. em Educação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Professor do programa de Pós Graduação em Educação – Mestrado profissional da Universidade Federal do Pampa

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Publicado

2018-09-01

Como Citar

da Rocha, J. M., & Hammes, L. J. (2018). Gestão e democracia em uma escola pública. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(2), 635–652. https://doi.org/10.21573/vol34n22018.75273