José Querino Ribeiro: o fayolismo na administração escolar e a defesa da eficiência dos serviços educacionais

Autores

  • Adolfo Ignacio Calderón
  • Júlio Penna Fedre

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n22016.72750

Palavras-chave:

José Querino Ribeiro, administração da educação, gestão da educação.

Resumo

Há quase oitenta anos publicou-se “Fayolismo na administração das escolas públicas”, de José Querino Ribeiro, fundador da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Este artigo analisa suas contribuições teóricas, destacando seu caráter pioneiro e paradigmático dentro das abordagens empírico-racionais, pautadas no paradigma do consenso, hoje em voga. Evidencia que atrelar a obra do autor à mera similitude escola-empresa é reduzir seu pensamento, o mesmo que revela uma preocupação teórica que lhe confere contemporaneidade: a busca da eficiência dos serviços educacionais.

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Como Citar

Calderón, A. I., & Fedre, J. P. (2016). José Querino Ribeiro: o fayolismo na administração escolar e a defesa da eficiência dos serviços educacionais. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 32(2), 585–604. https://doi.org/10.21573/vol32n22016.72750