Escola justa e organização escolar: a percepção de professores brasileiros do ensino médio

Autores

  • Dinair Leal da Hora Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Luziane Said Cometti Lelis Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n12017.67493

Palavras-chave:

Educação e justiça, cidadania, gestão educacional.

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados iniciais da pesquisa intitulada “Os significados de escola justa para estudantes e professores brasileiros da Educação Básica, para verificar o significado que estudantes e professores do ensino médio público e privado atribuem para justiça; identificar suas representações a respeito de escola justa e, discutir a organização escolar, a partir dos significados de escola justa atribuídos por esses sujeitos”. Nosso estudo recaiu sobre a estruturação da experiência escolar no sentido de tornar visíveis as (in)justiças que a compõem, sejam elas relacionadas com as (des)igualdades, com a redistribuição, com a falta de reconhecimento, com o desrespeito, com a não participação nos órgãos de decisão.

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Biografia do Autor

Dinair Leal da Hora, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Pedagogia e Letras pela UFPA. Mestre em Educação pelo PUC/SP. Doutora em Educação pela UNICAMP. Possui Pós-Doutorado em Administração Escolar e Economia da Educação pela USP e Pós-Doutorado em Sociologia das Organizações Educativas pela UMINHO. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica/UFPA e Vice Coordenadora do Programa de Epidemiologia e Vigilância em Saúde do IEC.

Luziane Said Cometti Lelis, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Pedagogia (Administração e Orientação Educacional), Especialização em Educação e Informática pela Universidade Federal do Pará. É Coordenadora Pedagógica na SEMEC/BELÉM, Coordenadora do Laboratório de Informática e professora da Educação Básica na SEDUC/PARÁ. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica/UFPA.

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Publicado

2017-04-23

Como Citar

Hora, D. L. da, & Lelis, L. S. C. (2017). Escola justa e organização escolar: a percepção de professores brasileiros do ensino médio. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 33(1), 167–184. https://doi.org/10.21573/vol33n12017.67493