Escola justa e organização escolar: a percepção de professores brasileiros do ensino médio

Dinair Leal da Hora, Luziane Said Cometti Lelis

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados iniciais da pesquisa intitulada “Os significados de escola justa para estudantes e professores brasileiros da Educação Básica, para verificar o significado que estudantes e professores do ensino médio público e privado atribuem para justiça; identificar suas representações a respeito de escola justa e, discutir a organização escolar, a partir dos significados de escola justa atribuídos por esses sujeitos”. Nosso estudo recaiu sobre a estruturação da experiência escolar no sentido de tornar visíveis as (in)justiças que a compõem, sejam elas relacionadas com as (des)igualdades, com a redistribuição, com a falta de reconhecimento, com o desrespeito, com a não participação nos órgãos de decisão.

Palavras-chave


Educação e justiça; cidadania; gestão educacional.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol33n12017.67493

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Prefixo DOI: 10.21573