O coordenador pedagógico nos sistemas de ensino do Rio de Janeiro: uma nova aposta na gestão das escolas?

Sabrina Moehlecke

Resumo


Neste artigo, pretende-se identificar a complexidade dos desafios da gestão escolar nos sistemas de ensino do Rio de Janeiro e o lugar do coordenador pedagógico enquanto figura de mediação na gestão das escolas. Realiza-se uma revisão da literatura sobre coordenação pedagógica para identificar as principais questões em debate. Em seguida, são analisados os dados dos municípios e do Estado do Rio de Janeiro para dimensionar a complexidade da gestão escolar. Por fim, para mensurar a relevância do coordenador pedagógico, são levantados os editais de concurso público para a função. Dentre os resultados, observou-se um crescimento na demanda por coordenadores pedagógicos no Rio de Janeiro, com uma mudança em seu perfil e qualificação, indicando um fortalecimento de seu lugar na gestão escolar.

Palavras-chave


Políticas públicas; gestão escolar; coordenação pedagógica.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol33n12017.67492

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