Políticas de expansão da educação superior no Brasil: a formação de professores a distância na UAB

Denilda Caetano Faria, Moisés Gregório da Silva, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

Resumo


O objetivo do estudo é compreender a formação docente a distância no contexto de expansão e interiorização da educação superior. São trazidas reflexões sobre o processo de implementação das políticas de formação de professores a distância na educação superior e suas implicações, mais especificamente na Universidade Federal do Tocantins (UFT). A metodologia adotada recorre a fontes bibliográficas e documentais e a entrevistas com os coordenadores de cursos da UFT que atuam em dois polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) situados no interior do estado do Tocantins. Os resultados evidenciam que houve um aumento significativo de oferta de cursos de licenciaturas a distância no estado; contudo, muitos desafios precisam ser superados no sentido de ampliar o acesso e garantir a qualidade na formação docente.

Palavras-chave


Formação docente; Educação a Distância; UAB.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol32n32016.65688

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