Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência

Bettina Steren dos Santos, Tárcia Rita Davoglio, Carla da Conceição Lettnin, Carla Spagnolo, Lorena Machado do Nascimento

Resumo


O estudo analisou os motivos para a evasão e a permanência na Educação Superior apontados por 746 estudantes de uma instituição privada, a maioria cursando entre o 4º e o 7º semestre. A partir de questionários semiestruturados e da Análise de Conteúdo, emergiram as categorias ‘Universidade’, ‘Profissional’ e ‘Pessoal’, esta última mostrando-se a mais relevante para a decisão tanto de prosseguir como de abandonar o curso. A categoria ‘Universidade’ relacionou-se mais à evasão e a ‘Profissional’ à permanência dos estudantes. Tais resultados retratam uma realidade específica e podem subsidiar novos estudos.


Palavras-chave


Educação superior; permanência; evasão.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol33n12017.64630

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