O princípio da gestão democrática na educação pública e sua efetivação no âmbito do sistema municipal de ensino de Ponta Grossa-PR

Simone de Fátima Flach, Kelly Letícia da Silva Sakata

Resumo


RESUMO: Este artigo discute a gestão democrática no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Ponta Grossa – PR. Para tanto, ele apresenta algumas discussões a respeito da gestão democrática dos principais marcos legais e normativos brasileiros sobre a temática para, então, analisar sua efetivação no contexto pesquisado, em especial nas decisões do Conselho Municipal de Educação. Este estudo de abordagem quanti-qualitativa e utilizando como referencial teórico para a pesquisa o materialismo histórico e dialético conclui que, embora os pressupostos legais estejam explícitos e amplamente discutidos na academia, sua efetivação está marcada por vinculações políticas e culturais, pois a participação é tutelada pelos interesses governamentais e legitima ações dos gestores públicos, sem, necessariamente, promover um debate realmente democrático.

Palavras-chave: Sistema Municipal de Ensino. Gestão Democrática.  Participação.


Palavras-chave


Sistema Municipal de Ensino; Gestão Democrática ; Participação.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol32n22016.63863

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