Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil

Autores

  • Lucia de Fatima Valente Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Simone Pereira Ferraz Moreira Costa Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernando Henrique dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n012016.62683

Palavras-chave:

Planejamento, políticas, educação.

Resumo

O presente artigo, resultado de uma pesquisa bibliográfica, apresenta e analisa as políticas de planejamento educacional no Brasil. O recorte inicia-se nos anos 1934 e finaliza em 2014, mediante a análise das manifestações sociopolíticas e culturais presentes no contexto em questão. Levantamos a afirmação histórica de busca por um novo paradigma na construção do planejamento educacional e nos sistemas de participação e representação em sua elaboração. Evidenciamos ainda, os principais aspectos que devem ser considerados na elaboração e na execução das políticas educacionais no país. Constatamos que nossa história mostra contradições e equívocos referentes ao planejamento educacional e, portanto, faz-se necessário entender os limites e compreender a dinâmica político educacional para a efetivação do planejamento no Brasil.

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Biografia do Autor

Lucia de Fatima Valente, Universidade Federal de Uberlândia

LUCIA DE FATIMA VALENTE é doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente da UFU. E-mail: valentelucia@yahoo.com.br

Maria Simone Pereira Ferraz Moreira Costa, Universidade Federal de Uberlândia

MARIA SIMONE PEREIRA FERRAZ MOREIRA COSTA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: msimonefp@gmail.com

Fernando Henrique dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

FERNANDO HENRIQUE DOS SANTOS é graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bolsista do OBEDUC (Nº 15756) projeto "Avaliação do Plano de Ações Articuladas: um estudo nos municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 a 2012". E-mail: fernandohs16@gmail.com

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Publicado

2016-06-23

Como Citar

Valente, L. de F., Costa, M. S. P. F. M., & Santos, F. H. dos. (2016). Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 32(1), 25–45. https://doi.org/10.21573/vol32n012016.62683