O Plano de Desenvolvimento da Educação no contexto do novo desenvolvimentismo brasileiro

Autores

  • Cecília Carolina Simeão de Freitas Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia
  • Marcelo Soares Pereira da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n012016.62674

Palavras-chave:

Política educacional, novo desenvolvimentismo, planejamento educacional.

Resumo

O presente artigo se propõe discutir as bases da perspectiva do novo desenvolvimentismo que balizou as políticas públicas implementadas no Brasil no período de 2003 a 2010, ao mesmo tempo em que situou nesse contexto o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o planejamento educacional. A partir de uma revisão de literatura e cuidadosa análise dos documentos que orientam o PDE, evidencia como no se fez presente campo da educação uma matriz discursiva que, mais uma vez, afirmava o planejamento como estratégia vinculada ao modelo de desenvolvimento econômico em curso.

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Biografia do Autor

Cecília Carolina Simeão de Freitas, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia

CECÍLIA CAROLINA SIMEÃO DE FREITAS é mestre em Educação, Professora da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia. E-mail: freitas.ceciliacarolina@gmail.com

Marcelo Soares Pereira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

MARCELO SOARES PEREIRA DA SILVA é doutor em Educação, Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: marcelospsilva@hotmail.com

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Publicado

2016-06-23

Como Citar

Freitas, C. C. S. de, & Silva, M. S. P. da. (2016). O Plano de Desenvolvimento da Educação no contexto do novo desenvolvimentismo brasileiro. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 32(1), 69–88. https://doi.org/10.21573/vol32n012016.62674