Estudo comparativo exploratório dos Planos Nacionais de Educação no Brasil e na Colômbia

Autores

  • Diana Marcela Cuervo-Escobar Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Alicia Bonamino Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (PUC-Rio)
  • Cintia Costa

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n012016.62348

Palavras-chave:

planejamento educacional, Plano Nacional de Educação, Análise de Conteúdo, Política Pública

Resumo

Esta pesquisa procurou compreender o planejamento educacional público, a partir da comparação dos documentos dos Planos Nacionais de Educação do Brasil e da Colômbia. Por médio de uma Análise de Conteúdo, focada no eixo qualitativo, empreendemos um estudo exploratório dos planos centrado nos temas-marco e nas metas, bem como na estrutura dos documentos. As principais conclusões apontam que os planos têm uma origem político-social similar, compartilham o vínculo com uma agenda mundial para o planejamento educativo e apresentam uma série de tensões entre os fins da educação e os meios para atingi-los. 

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Biografia do Autor

Diana Marcela Cuervo-Escobar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciências Humanas - Educação

Políticas Públicas em Educação

Alicia Bonamino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (PUC-Rio)

Doutora em Educação

Políticas Públicas em Educação

Cintia Costa

Mestranda em Educação Brasileira

Políticas Públicas em Educação

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Publicado

2016-06-23

Como Citar

Cuervo-Escobar, D. M., Bonamino, A., & Costa, C. (2016). Estudo comparativo exploratório dos Planos Nacionais de Educação no Brasil e na Colômbia. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 32(1), 171–192. https://doi.org/10.21573/vol32n012016.62348