A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistências

André Rodrigues Guimarães, Vera Lúcia Jacob Chaves

Resumo


O objetivo do artigo é analisar como os professores universitários interagem com o processo de intensificação do trabalho. As informações foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada com oito professores da Universidade Federal do Pará. Os resultados indicam que o conjunto dos docentes tem seu trabalho intensificado. Essa intensificação é avaliada de diferentes formas pelos professores: parte deles não a percebe criticamente, legitimando-a; outros apresentam resistências.


Palavras-chave


Trabalho docente; intensificação; universidade pública.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BOSI, A. Avaliação, carreira e trabalho docente no ensino superior público: para onde vamos? Educere et Educare – Revista de Educação, vol. 5, n. 10, p. 1-16, set./2010.

CHAUÍ, M. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Moderna, 1981.

CHAVES, V. L. J. As feições da privatização do público na educação superior brasileira: o caso da UFPA. 2005. Tese (Doutorado em Educação) ~Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

DAL ROSSO, Sadi. Mais trabalho! A intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo, 2008.

IGUTI, A. M. A traição nas relações de trabalho da universidade. Interface – Comunic., Saúde, Educ, v. 6, n. 11, p. 89-104, 2002. Disponível em: www.scielo.br/pdf/icse/v6n11/06.pdf. Acesso em: 26/05/2012.

LÊDA, D. B. Trabalho docente no ensino superior sob o contexto das relações sociais capitalistas. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 29ª, 2006,. Anais... Caxambu, 2006. Disponível em: www.anped.org.br. Acesso em: 10.05.2010.

LEHER, R.; LOPES, A.. Trabalho docente, carreira, autonomia universitária e mercantilização da educação. In: MANCEBO, D.; SILVA JR., J. R; OLIVEIRA, J. F. (org.). Reformas e políticas: educação superior e pós-graduação. Campinas-SP: Alínea, 2008.

MANCEBO, D. Trabalho docente na educação superior: problematizando a luta. In: DAL ROSSO, S. (Org.). Associativismo e sindicalismo em educação: organização e lutas. Brasília: Paralelo 15, 2011.

MANCEBO, D.; LIMA, K. R. S. Trabalho docente no contexto de expansão da educação superior. In: MANCEBO, D.; BITTAR, M.; CHAVES, V. L. J.(Org.). Educação superior: expansão e reformas educativas. Maringá: Eduem, 2012.

MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

NAIDORF, J. La privatización del conocimiento público en universidades públicas. In: LEVY, B.; GENTILI, P. (Org.). Espacio público y privatizacion del conocimiento: estúdios sobre políticas universitárias en América Latina. Buenos Aires: Clacso Libros, 2005.

SGUISSARDI, V. Universidade brasileira no século XXI: desafios do presente. São Paulo: Cortez, 2009.

SGUISSARDI, V.; SILVA JR, J. R. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.

SILVA JR. J. R.; SGUISSARDI, V.; SILVA, E. P. Trabalho intensificado na universidade pública brasileira. Universidade e Sociedade, ano XIX, n. 45, p. 9-25., jan. 2010

SILVA, A. O. A corrida pelo Lattes. In: RAMPINELLI, W. J.; ALVIM, V.; RODRIGUES, G. (org.). Universidade: a democracia ameaçada. 2. edição. São Paulo: Xamã, 2005, p. 87-96.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.




DOI: https://doi.org/10.21573/vol31n32015.59914

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573