Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes

Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal, Jaana Flavia Fernandes Nogueira

Resumo


Problematizando as repercussões em torno da divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, este artigo analisa as políticas de avaliação de larga escala, a gestão e o trabalho docente neste contexto. Visando compreender se e como os professores se posicionam face às difiuldades de aprendizagem dos alunos, são analisadas algumas respostas do Questionário do Professor dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, integrante da Prova Brasil 2011. Considerações fiais buscam estabelecer nexos entre os tópicos tratados.


Palavras-chave


Tempos de Ideb; avaliação de larga escala; séries fiais do ensino fundamental; percepções docentes; dificuldades de aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58916

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Prefixo DOI: 10.21573