Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais

Autores

  • Warlley Ferreira Sahb Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Fernando José de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol31n32015.54721

Palavras-chave:

Integração educacional, MERCOSUL, bases curriculares, educação a distância, educação superior.

Resumo

Este trabalho realiza uma análise da atual política de integração educacional da América do Sul a partir da conjuntura brasileira, por intermédio da verificação do alargamento da oferta de vagas no ensino superior no Brasil e da análise das ações do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM). Aponta, ainda, a  potencialidade que os recursos das tecnologias aplicadas à educação e da educação a distância podem ter nesse processo. Para isso, realizou se o cotejamento com o processo de expansão da educação superior na Europa, a partir do Processo de Bolonha e com ações mais recentes neste movimento, como a apresentação do conceito de Mobilidade Virtual (MV) como estratégia para o alcance do objetivo de realizar uma educação transfronteiriça com o apoio da educação a distância. Defende-se também, à guisa de conclusão, que a construção de experiências de bases curriculares transnacionais funcionaria como articuladora dos conhecimentos e das culturas produzidas na América Latina e promotoras de políticas de integração e desenvolvimento regionais.

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Sahb, W. F., & Almeida, F. J. de. (2016). Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 31(3), 627–648. https://doi.org/10.21573/vol31n32015.54721