Educação de adultos em disputa – da pedagogia emancipatória à concepção “evolucionária”

Maria Emilia de Castro Rodrigues, Maria Margarida Machado

Resumo


O texto reflete sobre ações de educação de adultos que antecederam ao Golpe de 1964, empreendidas pelos movimentos populares e o projeto educacional do Regime Militar, representado pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e pelo Ensino Supletivo. Trata-se de estudo bibliográfico e documental, priorizando nas análises: o conceito de Estado ampliado gramsciano, considerando o papel da sociedade civil e da sociedade política; o conceito de hegemonia na identificação do papel político e ideológico das ações implementadas; o conceito de educação massificadora, nas medidas tomadas pelo executivo federal no controle do Estado Brasileiro. As evidências corroboram a compreensão dos projetos educacionais em disputa e sua relação com os desafios presentes na educação de jovens e adultos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21573/vol30n22014.53679

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573