A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura

Ângelo Ricardo de Souza, Taís Moura Tavares

Resumo


Este artigo apresenta uma leitura das heranças legadas pelo regime
da ditadura militar no Brasil (1964-1985) à gestão da educação no país. O texto
apresenta um contexto da educação no período mencionado e, na sequência, enfatiza
a tecnocracia como o elemento determinante na concepção de gestão educacional
desenvolvida à época. O artigo ainda analisa as consequências desta concepção para
a gestão da escola atual, bem como dos sistemas de ensino. As conclusões apontam
para uma herança ainda forte na gestão da escola, com o domínio centrado em uma
concepção técnica de diretor escolar mas, ao mesmo tempo, para a superação do
legado da ditadura militar, no que tange à gestão dos sistemas de ensino, em particular
no que se refere às formas e razões para o planejamento educacional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21573/vol30n22014.53674

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573