Planos de governo e educação brasileira: do regime militar aos tempos atuais

Marília Fonseca

Resumo


o presente texto analisa a política educacional brasileira a partir das
últimas décadas do Século XX. Examina como a gestão e o planejamento
educacional foram configurados nos diferentes governos que se sucederam no
período em pauta. Partiu-se do contexto político do regime militar, ancorado
na ideologia de crescimento econômico e de segurança nacional. Considera a
fase democrática que o sucedeu como um período de profundas mudanças em
direção à inserção do País no processo de globalização econômica, que marcou
profundamente a gestão e o planejamento escolar, notadamente no contexto da
Reforma do Estado de 1995. O texto aborda, ainda, a fase política subsequente,
examinando a proposta do Plano de Ações Articuladas (PAR), apresentada em
2007, cujo objetivo central é garantir organicidade às ações e estabelecer uma
cultura de planejamento nas Secretarias ,Municipais de Educação e na escola.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol30n22014.53660

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Prefixo DOI: 10.21573