O discurso da gestão institucional: possibilidades de autonomia na tensão regulação-emancipação

Clarice Monteiro Escott

Resumo


Este artigo apresenta os resultados da pesquisa1 que analisoua influência do Discurso Regulador Geral (DRG ) e do DiscursoRecontextualizador (DR) na organização dos currículos da Pedagogia e daavaliação em cursos de Enfermagem e de Direito em um centro universitárioprivado e confessional do Rio Grande do Sul, tomando por base as categoriasteóricas de Basil Bernstein. O estudo revela que as relações macro emicroinstitucionais, que se instituem no contexto dos cursos e de instituiçõesespecíficas, são complexas. Para entender tais relações, criaram-se novascategorias de análise, tais como o Discurso Institucional (DIt) o Discurso daGestão Institucional (DGI) e a influência do Discurso Teológico de Libertação(DTL), aqui discutidos e aprofundados.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol27n32011.26418

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Prefixo DOI: 10.21573