A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolar

Maria José da Silva Fernandes

Resumo


Este artigo analisa o trabalho da coordenação pedagógica nas escolasestaduais paulistas no contexto das reformas educacionais, entre 1996 e 2010.Analisamos as principais resoluções publicadas pela Secretaria da Educaçãosobre a função de professor coordenador (PC) e discutimos parte dos dadosobtidos em pesquisa empírica de base qualitativa realizada em três escolas dosanos finais do ensino fundamental e do ensino médio do interior paulista. Aanálise nos permitiu reconhecer as implicações das reformas educacionais paraa função, além da identificação e interpretação das formas de reajustamentodos sujeitos apresentadas no trabalho de gestão e organização escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21573/vol27n32011.26414

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573